sábado, abril 13, 2013

ATIVIDADE DE ACENTUAÇÃO - 2013


ACENTUAÇÃO GRÁFICA (GABARITO NO FINAL)

 1. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:

a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

2. (IBGE) Assinale a opção que contém as três, dentre as cinco palavras sublinhadas, que devem receber acento gráfico:
a) Eles tem de, sozinhos, aparar o pelo do animal e prepara-lo para a exposiçao.
b) A estrategia utilizada pelo jogador pos a rainha em perigo em tempo recorde.
c) Saimos do tribunal mas, por causa do tumulto, não conseguimos a rubrica dos juizes.
d) A quimica vem produzindo novas cores para as industrias de tecido.
e) Eles não veem o apoio que se da a qualquer pessoa que aqui vem pedir ajuda.

3. (EPCAR) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

4. (BB) Opção correta:
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito 

5. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".
a) 5 acentos
b) 4 acentos 
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento


6. (BB) Monossílabo tônico:
a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

7. (BB) Leva acento:
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo

8. (BB) Não leva acento:
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite:
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal

10. (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

11. (ITA) Dadas as palavras:
1. tung-stê-nio
2. bis-a-vô
3. du-e-lo
Constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas na palavra nº 1
b) apenas na palavra nº 2
c) apenas na palavra nº 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a

12. (OSEC) O plural de tem, dê, vê; é, respectivamente:
a) têm, dêem, vêm
b) tem, dêem, vêem
c) têm, dêem, vêem
d) têem, dêem, vêm
e) têem, dêem, vêem

13. (FGV-RJ) Assinale a alternativa que completa as frases:
I - Cada qual faz como melhor lhe ....... .
II - O que ....... estes frascos?
III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos.
IV - Eles ....... a casa do necessário.
a) convém, contêm, revêem, provêem
b) convém, contém, revêem, provém
c) convém, contém, revêm, provém
d) convêm, contém, revêem, provêem
e) convêm, contêm, revêem, provêem

14. (CESCEM) Sob um ..... de nuvens, atracou no ..... o navio que trazia o ..... .
a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, herói
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói

15. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém

16. (SANTA CASA) As palavras após e órgãos são acentuadas por serem respectivamente:
a) paroxítona terminada em s e proparoxítona
b) oxítona terminada em o e paroxítona terminada em ditongo
c) proparoxítona e paroxítona terminada em s
d) monossílabo tônico e oxítona terminada em o, seguida de s
e) proparoxítona e proparoxítona

17. (MACK) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus


18. (CESGRANRIO) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada - sinonímia
b) êxodo - aperfeiçoe
c) álbuns - atraí-lo
d) ritmo - itens
e) redimí-la - grátis


19. (PUCC) Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:
a) hífen
b) ítem
c) ítens
d) rítmo
e) n.d.a


20. (ITA) Dadas as palavras:
1. des-a-len-to
2. sub-es-ti-mar
3. trans-tor-no,
constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas na número 1
b) apenas na número 2
c) apenas na número 3
d) em todas as palavras
e) n.d.a


21. (AMAN) Assinale a opção em que a divisão silábica não está corretamente feita:
a) a-bai-xa-do
b) si-me-tria
c) es-fi-a-pa-da
d) ba-i-nhas
e) ha-vi-a


22. (PUCC) A última reforma ortográfica aboliu o acento gráfico da sílaba subtônica e o acento diferencial de timbre. Por isso, não há erro de acentuação na alternativa:
a) surpresa, pelo (contração), sozinho
b) surprêsa, pelo (contração), sózinho
c) surprêsa, pélo (verbo), sozinho
d) surpresa, pêlo (substantivo), sózinho
e) n.d.a


23. (ITA) Assinale a seqüência sem erro de acentuação:
a) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutu
b) para (verbo), pelo (substantivo), averigúe, urutu
c) pára (verbo), pêlo (substantivo), averigüe, urutu
d) pára (verbo), pelo (substantivo), averigüe, urutú
e) para (verbo), pêlo (substantivo), averigúe, urutú


24. (IMES) Assinale a alternativa em que a palavra não tem as suas sílabas corretamente separadas:
a) in-te-lec-ção
b) cons-ci-ên-cia
c) oc-ci-pi-tal
d) psi-co-lo-gia
e) ca-a-tin-ga


25. (SANTA CASA) As silabadas, ou erros de prosódia, são freqüentes no uso da língua. Assinale a alternativa onde não ocorre nenhuma silabada:
a. Eis aí um protótipo de rúbrica de um homem vaidoso.
b. Para mim a humanidade está dividida em duas metades: a dos filântropos e a dos misântropos.
c. Os arquétipos de iberos são mais pudicos que se pensa.
d. Nesse ínterim chegou o médico com a contagem de leucócitos e o resultado da cultura de levêdos.
e. Ávaro de informações, segui todas as pegadas do éfebo.


26. (FGV-RJ) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
a) raiz, raízes, sai, apóio, Grajau
b) carretéis, funis, índio, hifens, atrás
c) buriti, ápto, âmbar, dificil, almoço
d) órfão, afável, cândido, caráter, Cristovão
e) chapéu, rainha, tatu, fossil, conteúdo


27. (PUC) Na palavra conseqüência o acento gráfico se justifica em função de ser:
a) proparoxítona terminada em ditongo decrescente
b) paroxítona terminada em ditongo crescente
c) paroxítona terminada em ditongo decrescente
d) proparoxítona terminada em ditongo
e) paroxítona terminada em ditongo nasal


28. (OBJETIVO) Assinale a alternativa correta quanto à acentuação:
a) Eu pélo o pêlo pelo prazer de pelar.
b) É macio o pelo do cão.
c) Comi a pera.
d) É o polo Norte.
e) Os professores mandaram por este álbum sobre a mesa.


29. (FAC. ENG-SOROCABA) Conforme a numeração, assinale a alternativa correta no que se refere à acentuação gráfica:
I - erro II - sede III - torre IV - almoço V - governo
a) nenhuma das alternativas está correta
b) apenas os números II e III estão corretos
c) apenas os números II e IV estão corretos
d) apenas os números IV e V estão corretos
e) todas as numerações estão corretas

30. (MED. TAUBATÉ) Apenas uma das alternativas abaixo apresenta erro de acentuação. Assinale-a:
a) baú, véu
b) lêem, vôo
c) comer, anti-rabico
d) super-homem, órgão
e) raízes, bênção


31. (OBJETIVO) Em que par só uma das palavras deveria receber o trema?
a) cinqüenta, agüentar
b) qüinqüênio, eloqüente
c) tranqüilo, lingüística
d) ungüento, freqüente
e) lingüiça, güerra


32. (VIÇOSA) Todas as palavras abaixo obedecem à mesma regra de acentuação, exceto:
a) já
b) nós
c) pés
d) dói
e) há


33. (MACK) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretas quanto à acentuação gráfica:
a) Grajaú, balaustre, urubús
b) árduo, língua, raíz
c) raízes, fúteis, água
d) heróico, assembléia, côroa
e) túneis, apôio, equilíbrio


34. ( ENG. ITAJUBÁ) Nenhum dos vocábulos abaixo deve receber acento gráfico, exceto:
a) maligno
b) gratuito
c) degrau
d) improbo
e) item


35. (PUCC) Assinale a alternativa em que nenhuma palavra deve receber acento gráfico:
a) o governo, o juri, a garoa
b) preto, fossil, seres
c) itens, polens, erros
d) item, polen, cedo
e) n.d.a

36. (CARLOS CHAGAS) À luz de seu magnífico ............-de-sol, ..............., parece uma cidade ............... .
a) por, Paranavaí, tranquila
b) por, Paranavai, tranquila
c) por, Paranavai, tranqüila
d) pôr, Paranavaí, tranqüila
e) pôr, Paranavaí, tranquila

37. (FURG-RS) A seqüência de palavras cujas sílabas estão separadas corretamente é:
a) a-dje-ti-va-ção / im-per-do-á-vel / bo-ia-dei-ro
b) in-ter-ve-io / tec-no-lo-gi-a / su-bli-nhar
c) in-tu-i-to / co-ro-i-nha / pers-pec-ti-va
d) co-ro-lá-rio / subs-tan-ti-vo / bis-a-vó
e) flui-do / at-mos-fe-ra / in-ter-vei-o


38. (FURG-RS) Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente:
a) trans-a-tlân-ti-co, fi-el, sub-ro-gar
b) bis-a-vô, du-e-lo, fo-ga-réu
c) sub-lin-gual, bis-ne-to, de-ses-pe-rar
d) des-li-gar, sub-ju-gar, sub-scre-ver
e) cis-an-di-no, es-pé-cie, a-teu


39. (UFV-MG) As sílabas das palavras psicossocial e traído estão corretamente separadas em:
a) psi-cos-so-ci-al / tra-í-do
d) p-si-co-sso-cial / tra-í-do
b) p-si-cos-so-cial / tra-í-do
e) psi-co-sso-cial / tra-í-do
c) psi-co-sso-ci-al / traí-do


40. (ACAFE-SC) Na frase "No restaurante, onde entrei arrastando os cascos como um dromedário, resolvi-me ver livre das galochas", existem:
a) dois ditongos, sendo um crescente e um decrescente
b) três ditongos, sendo dois crescentes e um decrescente
c) três ditongos, sendo um crescente e dois decrescentes
d) quatro ditongos, sendo dois crescentes e dois decrescentes
e) quatro ditongos, sendo três crescentes e um decrescente


41. (UEPG-PR) Nesta relação, as sílabas tônicas estão sublinhadas. Uma delas, porém, está sublinhada incorretamente. Assinale-a:
a) in-te-rim
b) pu-di-co
c) ru-bri-ca
d) gra-tui-to
e) i-nau-di-to


42. (UNIRIO) "O bom tempo passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam os dias cochilando." No trecho ao lado, temos:
a) dois ditongos e três hiatos
b) cinco ditongos e dois hiatos
c) quatro ditongos e três hiatos
d) três ditongos e três hiatos
e) quatro ditongos e dois hiatos


43. (UNIRIO) Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
a) um ditongo
b) um trissílabo
c) um dígrafo
d) um proparoxítono
e) um tritongo


44. (UM-SP) Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:
a) voo, orfão, taxi, balaustre
b) itens, parabens, alguem, tambem
c) textil, amago, cortex, roi
d) papeis, onix, bau, ambar
e) hifen, cipos, leem, pe


45. (UFSCAR-SP) Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente:
a) idéia, úrubu, suíno, ênclise
b) bíceps, heróico, ítem, fóssil
c) tênis, fôsseis, caiste, japonesa
d) fútil, hífen, ânsia, decaído
e) apóia, tapête, órfã, ruína

46. (BB) Afirmativa falsa:
a) Dôce é acentuada graficamente
b) Há acento indevido em raíz
c) Falta acento em ruina
d) Têm está acentuada por indicar plural
e) Funil não deve ser acentuada graficamente


47. (BB) Único segmento errado quanto à acentuação gráfica: Tens idéia de quanto é inútil bancar o mártir? Nesse rítmo, acabas perdendo o juízo.
a) idéia
b) inútil
c) mártir
d) rítmo
e) juízo


48. (BB) Opção com as duas palavras grafadas incorretamente:
a) repôr, ítem
b) contínuo, órgão
c) atribuía, alô
d) revólver, parabéns
e) apóio, jaburú

49. (TRT) Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas (foram omitidos os acentos):
a) rubrica - avaro - pegada - acrobata
b) mister - filantropo - misantropo - condor
c) pegaso - prototipo - arquetipo - rubrica
d) necromancia - quiromancia - ibero - nobel
e) nenhuma das anteriores

50. (ESAF) Indique a alternativa em que há erro(s) de divisão silábica:
a) res-sur-gir, a-ve-ri-güeis, vô-o, quais-quer
b) ca-í-ram, co-o-pe-rar, pig-meu, op-ção, cons-ti-tuin-tes
c) tu-a, ai-ro-so, e-gí-pcio, su-bs-tan-ti-vo, pneu-má-ti-co
d) ab-di-ca-ção, o-ci-den-tal, sor-rin-do, sou-bes-te, mne-mô-ni-ca
e) a-do-les-cen-te, mai-o-res, sub-ju-gar, me-lan-co-li-a, cir-cui-to

51. (ESAF) Em todas as alternativas as palavras foram acentuadas corretamente, exceto em:
a) Eles têm muita coisa a dizer.
b) Estude os dois primeiros ítens do programa.
c) Afinal, o que contém este embrulho?
d) Foi agradável ouvir aquele orador.
e) Por favor, dêem-lhe uma nova chance.


52. (ADM. POSTAL CORREIOS) Marque o item que completa corretamente a frase:
Aqueles que ............... do interior, ............... a cidade grande como o mundo que lhes ............... .
a) vêem - vêm - convêm
b) vêm - vêem - convêm
c) veem - vêm - convem
d) vêem - vêem - convém
e) vêm - vem - convem


53. (ADM. POSTAL CORREIOS) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) idéia - herói - escarcéu
b) concluído - saúde - atribuí-lo
c) amá-lo - fazê-lo - pô-lo
d) conseqüência - mágoa - homogêneo
e) cáqui - ninguém - amável


54. (UEG) Indique o par em que o acento gráfico não tem a mesma função:
a) círculo - líquido
b) notícia - proprietário
c) pôr - pára
d) água - pára
e) difíceis - amáveis


55. (CARLOS CHAGAS) - Por favor, .......... com esse .......... pois precisamos de .......... .
a) para, ruído, tranqüilidade
b) para, ruido, tranquilidade
c) para, ruído, tranquilidade
d) pára, ruido, tranqüilidade
e) pára, ruído, tranqüilidade


56. (CARLOS CHAGAS) Terminado o .........., o .......... recebeu .......... aplausos.
a) vôo - herói - veemêntes
b) voo - heroi - veemêntes
c) vôo - heroi - veementes
d) voo, herói, veemêntes
e) vôo, herói, veementes


57. (ESPCEX) Assinale a alternativa cujas palavras estão corretas quanto à acentuação:
a) Luis, apôio, nódoa, próton, chapéuzinho
b) gratuíto, eu apóio, ítem, pêras, álbuns
c) sauduíche, averigúe, refém, puni-lo, amável
d) âmago, ônus, amá-lo-íeis, itens, taxi
e) biquini, juíz, áureo, joquei, eles mantém


58. (ESPCEX) Assinale a alternativa correta quanto à divisão silábica das palavras dadas:
a) sa-gu-ão, mín-guam, a-bs-tra-to, de-lin-qüi-u, plúm-beo
b) fric-ção, rit-mo, pneu-má-ti-co, cai-ais, bo-ê-mia
c) mag-ne-tis-mo, en-xa-güei, ni-nha-ri-a, res-pe-i-to, mei-os
d) su-blo-car, ca-iu, re-ce-pção, a-cces-sí-vel, subs-cre-ver
e) coi-ta-do, trans-a-tlân-ti-co, pis-ci-na, suas, põem


59. (FUVEST) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente acentuadas:
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estrêla, advérbio
b) fluido, geléia, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melância, gratuíto, amendoím, fluído
d) inglês, cipó, cafèzinho, útil, réu
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú


60. (PUC-RS) Aponte o único conjunto onde há erro na divisão silábica:
a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, tran-sal-pi-no
c) con-vic-ção, tung-stê-nio, rit-mo
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô


61. (UFF) Apenas num dos seguintes casos a divisão silábica não está feita de
acordo com as normas vigentes. Assinale-o:
a) tran-sa-tlân-ti-co
b) ab-di-ca-ção
c) subs-ta-be-le-cer
d) fri-ís-si-mo
e) cis-an-di-no

62. (TRE-MT) A alternativa em que as duas palavras acentuadas não seguem a mesma regra de acentuação é:
a) ninguém - também
b) dólar - pólo
c) eficiência - próprio
d) escrúpulos - síntese
e) heróis - bóia


63. (TRE-MT) Segue a mesma regra de acentuação de país a palavra:
a) saúde
b) aliás
c) táxi
d) grêmios
e) heróis

64. (TRE-ES) "Aí" é acentuada pelo mesmo motivo de:
a) aquí
b) dá
c) é
d) baú
e) porém


65. (TRE-MG) Assinale a palavra que contém exemplo de ditongo decrescente e dígrafo:
a) companhia
b) exceção
c) répteis
d) cãimbra
e) gratuito

66. (LICEU) Acentue as palavras abaixo e encontre a alternativa que corresponda, respectivamente, a róseo, tímida e encontrará:
a) Nobel, interim, papeis
b) condor, avaro, alguem
c) ruim, filantropo, condor
d) pudico, palida, mister
e) levedo, libido, ruim


67. (UEG) Assinale o único vocábulo cujo critério de acentuação gráfica é o mesmo que determinou o emprego do acento em "idéia":
a) história
b) difíceis
c) jóia
d) família
e) fidélis


68. (TRE-MT) A separação de sílabas está incorreta na alternativa:
a) mi - nis - té - rio
b) ab-so-lu-tas
c) ne-nhu-ma
d) té-cni-co
e) res-sen-ti-men-tos


69. (MACK) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) bonus, tenis, aquele, virus
b) repolho, cavalo, onix, grau
c) juiz, saudade, assim, flores
d) levedo, caracter, condor, ontem
e) caju, virus, niquel, ecloga


70. (TRE-RJ) A alternativa que apresenta erro quanto à acentuação em um dos vocábulos é:
a) lápis - júri
b) bônus - hífen
c) ânsia - série
d) raízes - amável
e) Anhangabaú - bambú


71. (TRE-MG) Ambas as palavras contêm exemplo de hiato em:
a) árduo / mãe
b) área / chapéu
c) diário / quota
d) pavio / moer
e) luar / anzóis


72. (ETF-SP) Assinalar a alternativa correta quanto à acentuação:
a) Para por o sotão em ordem foram necessárias duas pessoas.
b) Aqueles índios se alimentam de raizes e andam nús pela floresta.
c) Já faz três mêses que saí da presidência da emprêsa.
d) O elevador só pára se o botão for acionado.
e) O remedio que combate esse virus já foi descoberto?

73. (TTN) Marque a alternativa correta quanto à divisão silábica:
a) fi-a-do, flui-do, ru-im
b) se-cre-ta-ri-a, ins-tru-ir, né-ctar
c) co-o-pe-rar, tung-stê-nio, i-guais
d) cir-cui-to, subs-cre-ver, a-po-te-ose
e) abs-ces-so, ri-tmo, sub-ju-gar


74. (TTN) Assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:
a. A funcionária remeterá os formulários até o início do próximo mês.
b. Ninguém poderia prever que a catástrofe traria tamanho ônus para o país.
c. Este voo está atrasado; os senhores tem que embarcar pela ponte aerea e fazer conexão no Rio para Florianopolis.
d. O pronunciamento feito pelo diretor na assembléia revestia-se de caráter inadiável.
e. Segundo o regulamento em vigor, o órgão competente tomará as providências cabíveis.

75. (TTN) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica:
a. Inequivocamente, estudos sociológicos mostram que, para ser eficaz, o chicote, anátema da sociedade colonial, não precisava bater sobre as costas de todos os escravos.
b. A diferença de ótica entre os díspares movimentos que reivindicam um mesmo amor à natureza se enraízam para além das firulas das discussões político-partidárias.
c. No âmago do famoso santuário, erguido sob a égide dos conquistadores, repousam enormes caixas cilíndricas de oração em forma de mantras, onde o novel na fé se purifica.
d. O alvo da diatribe, o fenômeno da reprovação escolar, é uma tolice inaceitável, mesmo em um paradígma de educação deficitária em relação aos menos favorecidos.
e. Assustada por antigas endemias rurais, a, até então, álacre sociedade brasileira tem, enfim, consciência do horror que seria pôr filhos em um mundo tão inóspito.


76. (UF-PI) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam acentuadas corretamente:
a) Quero por um ponto final nessa polêmica.
b) Com desconfiança, apos sua rúbrica em todos os documentos.
c) Preferem maçã à pera.
d) Lavou o pelo do animal com sabão comum.
e) Como bom contador, ele gosta de boêmia.


77. (CESGRANRIO) Assinale o item em que ocorre erro ortográfico:
a) ele mantém / eles mantêm
b) ele dê / eles dêem
c) ela contém / elas contêm
d) ele vê / eles vêem
e) ele contém / eles contêem

78. (PUC-RJ) Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra:
a) saí - dói
b) relógio - própria
c) só - sóis
d) dá - custará
e) até - pé


79. (UNIRIO) Assinale a opção em que o vocábulo apresenta ao mesmo tempo um encontro consonantal, um dígrafo consonantal e um ditongo fonético:
a) ninguém
b) coalhou
c) iam
d) nenhum
e) murcham

80. (TRT-ES) Leia o texto e assinale o item que apresenta correta divisão silábica: Atualmente, as plantas medicinais voltam a suscitar grande interesse, tanto na área dos profissionais da saúde como na própria sociedade.
a) mui-to / su-sci-tar
b) saú-de / so-cie-da-de
c) me-di-ci-na-is / sa-ú-de
d) sus-ci-tar / me-di-ci-nais
e) in-te-res-se / a-tual-men-te


VANGUARDAS EUROPEIAS E O CUBISMO


Vanguardas culturais europeias.

Contexto histórico

Um agitado início de século na Europa.

No início do século XX, a Europa se encontrava em imensa turbulência. Problemas de natureza política entre países vizinhos deram início a desentendimentos locais acabaram assim provocando, em 1914, a Primeira Guerra Mundial. Juntamente com as instabilidades políticas, as pessoas tinham que construir um novo olhar para a vida, esta que estava abalada pelo impacto das descobertas tecnológicas que começam a causar espanto.
A teoria da relatividade abalou certezas centenárias e provocou uma verdadeira revolução na física. Quando Einstein afirmou a relatividade do tempo e da distância,


transformou o modo como às pessoas percebiam a realidade e avaliavam o universo. Nada mais era definitivo, nada era certo.
Outro grande abalo para a sociedade europeia foi o surgimento da psicanálise (quando Freud identificou o inconsciente humano). Mais uma vez as certezas ruíram. As dimensões da vida e do pensamento não podiam mais ser orientadas pelas referências herdadas pelo passado.

Vanguardas: ventos de
Inquietação e mudança

Vanguarda é originário do francês avant-guard  e significa “estar à frente, à dianteira de um movimento”. Nesse sentido, é empregado para dominar grupos de pessoas que, por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exercem papel de precursoras ou de pioneiras em determinado movimento cultural, artístico e científico.



Nas três primeiras décadas do século XX, o cenário artístico europeu também vivia um momento de grande agitação, pois diferentes movimentos artísticos, denominados Vanguardas, surgiram para estabelecer novas referências, não somente para a literatura, mas também na musica, escultura e pintura.


O novo século precisava criar as próprias referências estéticas. É nesse contexto histórico- cultural que nascem os vários “ismos”:
Ø  Cubismo;
Ø  Futurismo;
Ø  Expressionismo;
Ø  Dadaísmo;
Ø  Surrealismo;


O projeto artístico
das Vanguardas Europeias

Cada uma das vanguardas que surgem no século XX apresentam um projeto próprio, mas todas elas possuem um mesmo objetivo: romper radicalmente com os princípios que orientavam a produção artística do século XIX.
      O desafio encontrado pelos artistas é claro: encontrar uma nova linguagem capaz de expressar a ideia de velocidade captura e essência transformadora. Por isso toda a produção artística da vanguarda terá um caráter de ruptura, choque e de abertura.

Os agentes do discurso

A agitação cultural de Paris é imensa.  A própria cidade está de cara nova, reformada pelo projeto de desenvolvimento urbano implementado meio século antes pelo barão Haussmann.
      É nesse contexto de produção que as vanguardas são elaboradas. Surgem então os manifestos como meio de dar maior visibilidade às produções das diferentes vanguardas. O contexto de circulação dos manifestos é o jornal.


CUBISMO

O poeta francês Guillame Apollinarie foi o responsável pelo primeiro manifesto da literatura cubista em 1913 logo após as primeiras exposições de artistas como Pablo Picasso e Braque.Na sua obra Apollinaire procura aliar a visão destruidora dos futuristas à ideia de construção de algo novo.
 A literatura cubista valorizava a proposta da vanguarda europeia: aproximar ao máximo as várias manifestações artísticas como a pintura, a música, a literatura e a escultura. Daí, a preocupação dos poetas cubistas com a construção do texto. Os versos eram compostos em linhas curvas, os espaços brancos entre as palavras eram usados de tal maneira a criar (com formas geométricas, tipo poema figurado) imagens.
Apollinaire defendia a liberdade das palavras e a invenção de palavras, O resultado são palavras soltas, escritas tanto na vertical, como na horizontal, sem a continuidade tradicional. Propunha a destruição das sintaxes já condenadas pelo uso criando um texto de substantivos desprendidos, em desordem, jogados de forma anárquica no texto. Incentivava o menosprezo por verbos, adjetivo e pontuação. Pregava a utilização dos versos livres, ou seja, sem a necessidade da estrofe, da rima e da harmonia. Assim, como na pintura, as colagens passaram a ser incorporadas pelos textos poéticos.
A literatura cubista somente tomou forma através da poesia. A associação entre ilogismo, simultaneidade, instantaneísmo e humor foi explorado na busca de se criar novas perspectivas e afirmar a necessidade de se manter as coisas em permanente relação.

No Brasil a influência dessa vanguarda aparece na obra de Oswald Andrade:

Hípica
Saltos records
Cavalos da Penha
Correm jóqueis de Higienópolis
Os magnatas
As meninas
E a orquestra toca
Chá
Na sala de cocktails
(in: Poesias Reunidas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.)

Esse poema é claramente cubista. Para retratar uma corrida de cavalos na hípica, o eu lírico promove uma “sobreposição” de imagens que deslocam o olhar do leitor da pista e o dirige para o público.
O resultado é a criação de uma imagem plural composta de diferentes planos da própria realidade.


Veja as características do Cubismo na literatura:

•Ilogismo
Os textos cubistas são marcados pela supressão da lógica formal. O pensamento não é racional, ele aparece entre oconsciente e o inconsciente do escritor.
Linguagem caótica
 Como não há uma lógica, as palavras são soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatória.

•Tempo presente
 Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu tempo, o tempo presente, tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo: viagens, paisagens e visões exóticas.

•Humor
Muito comum nos textos cubistas, provocado não só pelas ironias, mas pela própria disposição gráfica das palavras.

Livro didático: Abaurre, Maria Luiza M.
            Português: contexto, interlocução e sentido/
Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre,
Marcela Pontanara – São Paulo: Moderna, 2008.



Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Kaynan C. J. Fantebom e Matheus Borsói - 3º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees 


DADAÍSMO E SURREALISMO


DADAÍSMO

Em 1916, durante a primeira guerra mundial, romeno Tristan Tzara espanta o mundo com mais uma vanguarda: o dadaísmo, ou Dadá, a mais radical e a menos compreensível de todas as vanguardas.
O Dadá vem para abolir de vez o logico, a organização, o olhar racional. A falta de sentido já anunciado no nome para a vanguarda. Segundo o próprio Tzara: “Dadá não significa nada”
O principal problema de todas as manifestações artísticas está, segundo os dadaístas, em almejar algo impossível: explicar o ser humano. Em mais uma afirmação retumbante, Tzara decreta: ”A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta”.
A falta de logica e a espontaneidade alcançam na literatura sua expressão máxima. Em seu ultimo manifesto Tzara diz que o grande segredo as poesia é que “ o pensamento se faz na boca”.
Para orientar melhor seus seguidores, cria uma receita para fazer um poema dadaísta. Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema . Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que forem esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecera com você. E ei-lo um escrito infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.  
Embora muitas das propostas dadaístas pareçam infantis aos olhos contemporâneos, é preciso levar em consideração o momento em que surgiram. Em uma Europa caótica e em guerra, insistir na falta de lógica e na gratuidade dos acontecimentos talvez não fosse um absurdo, mas o espelho critico de uma realidade incômoda.


SURREALISMO


Pregou à transgressão de valores sócias e morais, a dessacralização dos artistas e a nulidade das academias, assim se caracteriza a ultima das vanguardas europeias, o Surrealismo.
                O surrealismo foi uma corrente artística moderna que representava o subconsciente e o irracional. Teve como marco inicial a obra “manifesto surrealista” publicado em outubro de 1924, pelo artista André Breton.
O Manifesto Surrealista sugeria a restauração do instinto de dos sentimentos humanos como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso seria necessário que o homem fizesse um constante exame dos próprios sentimentos e chegasse a um ponto de espirito na qual não a mais contradições entre a realidade interna e externa.
                Os Surrealistas tentavam modelar qualquer forma de expressão em que a mente não exerce nenhum domínio, com isso tentavam trazer a tona o subconsciente que para eles que para eles seria a realidade mais profunda  do ser humano representada por formas abstratas ou figurativas simbólicas.

Fontes:
Abuarre, Maria Luiza M.Português: contexto, interlocução e sentido/ Maria Luiza Abuarre, Maria Bernadete M. Abuarre, Marcela Pontara. – São Paulo : moderna, 2008.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/surrealismo/surrealismo.php

Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Gustavo Gomes Ferreira e Lucas Dariva - 3º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees


O EXPRESSIONISMO E O FUTURISMO


EXPRESSIONISMO

A tradução das vivências humanas.


O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.
O expressionismo desenvolveu-se principalmente na Alemanha, onde surgiram importantes grupos de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo do movimento fauvista francês. Deste grupo, destacam-se Nolde e Kirshner, artistas comprometidos com a política e a situação social do seu tempo e também Edvard Munch, com sua maior obra o GRITO a mas conhecida tela do expressionismo.
O expressionismo  é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
O movimento expressionista é bastante influenciado pela Primeira Guerra Mundial, e seus quadros ressaltam um lado obscuro da humanidade, retratando faces marcadas pela angústia e pelo medo.
No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Entre suas características, podemos citar: o distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas, entre outros.
   Os principais artistas
     o   Paul Gauguin
     o   Vicente Van Gorh
     o   Edvard  Munch
   Principais Características
     o   Pesquisar no domínio psicológico;
     o   Cores resplandecentes vibrantes fundistas ou separadas;
     o   Dinamismo improvisado, inesperado;
     o   Pasta grossa, martelada, áspera;
     o   Preferência pelo patético, trágico e sombrio.


FUTURISMO


Futurismo é um movimento literário que surgiu em 1909, com a publicação do manifesto Futurista, pelo poeta italiano Fillipo Tommaso Marinetti; os adeptos rejeitavam o moralismo e o passado. Suas obras baseavam-se nas velocidades e nos desenvolvimentos tecnológicos do século XIX. Os primeiros futuristas exaltavam a guerra e a violência. O primeiro manifesta futurista era: “Liberdade para as palavras”.
Manifesto futurista (1909)

1.       Queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
2.       Os elementos essências de nossa poesia serão coragem, a audácia e a revolta.
3.       Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
4.       Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu adorno de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha[...]
Manifesto técnico da literatura futurista
1.                É preciso destruir a sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem.
2.                Devemos empregar o verbo no infinitivo, para que se adapte elasticamente ao substantivo e não o submeta ao "eu" do escritor que observa ou imagina. O verbo no infinito pode, sozinho, dar o sentido de continuidade da vida e a elasticidade da intuição que a percebe.
3.                Deve-se abolir o adjetivo, para que o substantivo, desnudo conserve a sua cor essencial. O adjetivo, tendo em si um caráter de esbatimento, é incompatível com a nossa visão dinâmica, uma vez que supõe uma parada, uma meditação.
4.                Deve-se abolir o advérbio, velha fivela que une as palavras umas as outras. O advérbio conserva a frase numa fastidiosa unidade de tom.
5.                Deve-se abolir a pontuação e a suprimir os elementos de comparação.
6.                Façamos uso de símbolos matemáticos e musicais.
 

Uma literatura agressiva.

O lado sombrio do futurismo surge na Itália, com a chagada de Mussolini. O fascínio de Marinetti pela violência é aliado ao patriotismo e faz que transforme o movimento e um porta-voz do fascismo.


Fontes
Português: contexto, interlocução e sentido/ Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela pontara. São Paulo:Modeerna,2008.

Literaturas: brasileira e portuguesa: volume único / Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza.—2. ed.– São Paulo: Saraiva, 2009.

Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Italo Viggiane e Maicon Custódio - 3º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees



250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...