terça-feira, abril 09, 2013

PRINCIPAIS AUTORES DA PRIMEIRA GERAÇÃO DO ROMANTISMO NO BRASIL.


GONÇALVES DIAS E GONÇALVES DE MAGALHÃES.

Na primeira geração do romantismo no Brasil destaca-se entre os principais autores Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.

ANTÔNIO [GONÇALVES DIAS] (1823-1864)- 
É considerado o primeiro e o mais significativo poeta romântico brasileiro. Sendo esse o autor de “Primeiros Cantos” (1846) que tem como primeiro poema “Canção de Exílio” que se tornou a principal obra da primeira geração.
            Foi um poeta indianista, é ele que melhor conseguiu dar ênfase poética ao tema do índio como herói romântico brasileiro.
            O “Poeta dos índios” como era chamado tem como produção épica o poema “I-Juca-Pirama” que é considerado o mais perfeito poema épico-indianista de nossa literatura.
           
Canção do exílio

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
“Primeiros Cantos, Canção de Exílio”(1846).

            DOMINGOS JOSÉ [GONÇALVES DE MAGALHÃES] (1811-1882)- 

Embora ele seja considerado o introdutor do romantismo no Brasil foi o primeiro autor quem implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura.
Tem como principal obra “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) que é tido como marco fundamental do romantismo em nosso país, é dividida em duas partes: "Suspiros Poéticos" e “Saudades”.
 Foi ele quem resumiu o espírito que animaria a produção literária dos poetas da primeira geração romântica.
            Apesar de sua importância para as letras como precursor do romantismo literário brasileiro, Magalhães não é reconhecido como um grande poeta pela crítica literária.



http://aprovadonovestibular.com/romantismo-caracteristicas-autores.html
Gonçalves Dias/ seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico e exercícios por Beth Brait – São Paulo: Abril Educação ( literatura comentada).


Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Rhuan Kaweê Szczepkowski e Robson Geovani Batista do Prado - 2º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees



Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...