sábado, abril 13, 2013

O EXPRESSIONISMO E O FUTURISMO


EXPRESSIONISMO

A tradução das vivências humanas.


O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.
O expressionismo desenvolveu-se principalmente na Alemanha, onde surgiram importantes grupos de artistas, tais como: Die Brücke (A Ponte), contemporâneo do movimento fauvista francês. Deste grupo, destacam-se Nolde e Kirshner, artistas comprometidos com a política e a situação social do seu tempo e também Edvard Munch, com sua maior obra o GRITO a mas conhecida tela do expressionismo.
O expressionismo  é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor. A face oculta da modernização, o isolamento, a alienação, a massificação se fizeram presentes nas grandes cidades e os artistas acharam que deveriam captar os sentimentos mais profundos do ser humano, assim, o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
O movimento expressionista é bastante influenciado pela Primeira Guerra Mundial, e seus quadros ressaltam um lado obscuro da humanidade, retratando faces marcadas pela angústia e pelo medo.
No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Entre suas características, podemos citar: o distanciamento da figuratividade, o uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas, entre outros.
   Os principais artistas
     o   Paul Gauguin
     o   Vicente Van Gorh
     o   Edvard  Munch
   Principais Características
     o   Pesquisar no domínio psicológico;
     o   Cores resplandecentes vibrantes fundistas ou separadas;
     o   Dinamismo improvisado, inesperado;
     o   Pasta grossa, martelada, áspera;
     o   Preferência pelo patético, trágico e sombrio.


FUTURISMO


Futurismo é um movimento literário que surgiu em 1909, com a publicação do manifesto Futurista, pelo poeta italiano Fillipo Tommaso Marinetti; os adeptos rejeitavam o moralismo e o passado. Suas obras baseavam-se nas velocidades e nos desenvolvimentos tecnológicos do século XIX. Os primeiros futuristas exaltavam a guerra e a violência. O primeiro manifesta futurista era: “Liberdade para as palavras”.
Manifesto futurista (1909)

1.       Queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à temeridade.
2.       Os elementos essências de nossa poesia serão coragem, a audácia e a revolta.
3.       Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
4.       Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu adorno de grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha[...]
Manifesto técnico da literatura futurista
1.                É preciso destruir a sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso, como nascem.
2.                Devemos empregar o verbo no infinitivo, para que se adapte elasticamente ao substantivo e não o submeta ao "eu" do escritor que observa ou imagina. O verbo no infinito pode, sozinho, dar o sentido de continuidade da vida e a elasticidade da intuição que a percebe.
3.                Deve-se abolir o adjetivo, para que o substantivo, desnudo conserve a sua cor essencial. O adjetivo, tendo em si um caráter de esbatimento, é incompatível com a nossa visão dinâmica, uma vez que supõe uma parada, uma meditação.
4.                Deve-se abolir o advérbio, velha fivela que une as palavras umas as outras. O advérbio conserva a frase numa fastidiosa unidade de tom.
5.                Deve-se abolir a pontuação e a suprimir os elementos de comparação.
6.                Façamos uso de símbolos matemáticos e musicais.
 

Uma literatura agressiva.

O lado sombrio do futurismo surge na Itália, com a chagada de Mussolini. O fascínio de Marinetti pela violência é aliado ao patriotismo e faz que transforme o movimento e um porta-voz do fascismo.


Fontes
Português: contexto, interlocução e sentido/ Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela pontara. São Paulo:Modeerna,2008.

Literaturas: brasileira e portuguesa: volume único / Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza.—2. ed.– São Paulo: Saraiva, 2009.

Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Italo Viggiane e Maicon Custódio - 3º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees



Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem. A parte expressionista poderia ter abordado mais a parte de literatura....

    ResponderExcluir

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...