terça-feira, abril 09, 2013

CASIMIRO DE ABREU E FAGUNDES VARELA


Casimiro de Abreu
A localidade onde viveu parte de sua vida, Barra de São João, é hoje distrito do município que leva seu nome, e também chamada "Casimiro de Abreu", em sua homenagem.
Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra.



Fagundes Varela
Poeta romântico e boêmio inveterado, Fagundes Varella foi um dos maiores expoentes da poesia brasileira, em seu tempo. Tendo ingressado no curso de Direito e frequentado a Faculdade de Direito de São Paulo e a Faculdade de Direito do Recife, abandonou o curso no quarto ano. Foi a transição entre a segunda e a terceira geração romântica.
Casando-se muito novo (aos vinte e um anos) com Alice Guilhermina Luanda, filha de dono de um circo, teve um filho que veio a morrer aos três meses. Este fato inspirou-lhe o poema "Cântico do Calvário", expressão máxima de seus versos, tão jovem ainda. Sobre estes versos, analisou Manuel Bandeira:


Fontes

http://www.brasilescola.com/literatura/fagundes-varela.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/casimiro-abreu-1.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_de_Abreu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fagundes_Varela


Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Alison Schons e Gabriel Geremia - 2º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...