terça-feira, abril 09, 2013

CARACTERÍSTICAS DA SEGUNDA GERAÇÃO ROMÂNTICA (poesia)


“Bebamos! Nem um canto de saudade! Morrem na embriaguez da vida as dores! Que importam sonhos, ilusões desfeitas? Fenecem como flores.” Álvares de Azevedo

Álvares de Azevedo, um escritor da segunda geração romântica escreveu muitos poemas e prosas, dentre elas a prosa “Noite na taverna” a qual pertence o fragmento citado acima.
A forma de fragmentar um texto servirá, nesse caso, para apontar as principais características românticas da segunda geração, que se baseiam em muitos pontos que devem ser observados nas prosas e/ou poemas.
Nesse fragmento encontramos como características, o sentimentalismo exagerado em tratar a vida como ilusões, não dando valor a ela, mas sim aos sentimentos. A fuga da realidade que se baseia na evasão através da morte, sonhos, loucura, bebida, etc. que se encontra em todo fragmento ao falar da embriaguez e dos sonhos e ilusões não realizados.
No poema “Soneto” de Álvares de Azevedo, encontramos grande parte das características presentes nesta fase, à segunda geração romântica.

Soneto - Álvares de Azevedo

Pálida à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ele dormia!

Era a virgem do mar, na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d'alvorada
Que em sonho se banhava e se esquecia!

Era mais bela! O seio palpitando...
Negros olhos as pálpebras abrindo...
Formas nuas no leito resvalando...

Não te rias de mim, meu anjo lindo!
Por ti - as noites eu velei chorando,
Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo!

No decorrer do poema encontramos as características tanto faladas: O mistério e a noite, remetendo-se a procura de ambientes sombrios e macabros, nesse poema a noite. A mulher idealizada, perfeita e distante, remetendo-se ao anjo que tanto procura. A morte como solução dos problemas, morreria pela mulher amada ou algo sem solução. Egocentrismo, os autores se preocupavam consigo, e se colocavam no poema. O Spleen, que corresponde ao tédio, insatisfação e melancolia diante da vida, que se mostra presente, por tratar-se de um poema triste e amoroso. O sentimentalismo exagerado. A fuga da realidade. E a influência de Lord Byron, um destacado poeta britânico, que é denominado Byronismo, mostrar um estilo de vida e uma forma particular de ver o mundo.
Outras características, não presente nas obras citadas, é o satanismo que é o culto ao demônio, que é uma característica muito usada nas obras do autor Álvares de Azevedo. Ainda Saudosismo, que é a saudade da infância e do passado.

Fontes:
Livro: Português: contexto, interlocução e sentido/Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara. – São Paulo: Moderna, 2008.

Seminário São Francisco de Assis
Alunos: Gabriel Martinelli, Odilon Voss E Daniel de Andrade Stupp - 2º. Ano
Disciplina: Literatura
Professor: Ricardo Luís Mees

Nenhum comentário:

Postar um comentário

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...