quarta-feira, abril 25, 2012

2 ª Geração Romântica no Brasil

Características:

*Egocentrismo: Onde os autores só se preocupavam com seu próprio eu;
*Sentimentalismo exagerado;
*Morte como solução dos problemas;
*Tristeza, solidão, tédio e melancólico;
*Idealização da mulher (mulher perfeita com grau de beleza elevado);

Lord Byron (1788-1824) Foi um dos mais famosos românticos ingleses. Entre suas obras a mais conhecida é Don Juan. Byron Viveu de acordo com seus princípios e morreu lutando pela independência da Grécia. Certamente suas as obras foram as que mais influenciaram autores a escrever obras ultrarromânticas.

Principais Autores:

 Álvares de Azevedo
Nasceu em São Paulo 1831 e faleceu no Rio de Janeiro em 1852. Produziu toda a sua obra entre os 16 e 21 anos. Foi o autor mais destacado de sua geração.
Recebeu influencias de Lord Bayron e Muset. A melancolia e a morte eram temas constantes em suas obras.
Obras Principais:
• "Liras dos vinte anos" - livro-síntese dessa geração pois revela a força lírica e a v ironia romântico-macabra
• "Macário" - composição livre, meio diálogo, meio narração
• "O Conde Lopo"
• "Poema do Frade"
• "Pedro Ivo" (poemetos)
• "Noite na Taverna" - prosa narrativa fala da boemia estudantil da época, que era uma forma de protesto e fuga
Uma de suas Obras:

Lira dos Vinte anos(trecho)


"Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!"
" Quando falo contigo, no meu peito
esquece-me esta dor que me consome:
Talvez corre o prazer nas fibras d'alma:
E eu ouso ainda murmurar teu nome!"

 Casimiro de Abreu

Nasceu em 1839 e morreu em 1860, no estado do Rio de Janeiro. É o poeta que representa a sensibilidade brasileira. Teve uma vida boemia e morreu de tuberculose.
Suas características são: o erotismo aparece disfarçado pela ternura; é um poeta sentimental; e suas Temáticas preferidas são a saudade da pátria, do quadro da infância, poemas amorosos e líricos, certo pendor religioso.


Obras Principais:
• Camões e o Jau (teatro)
• Carolina (romance)
• Camila (memórias)
• A Virgem Loura (prosa)
 • Primaveras (poesia)

Meus oito anos(trecho)

"Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!"


  Fagundes Varela

Nasceu em 1841 e morreu em 1875( no estado do Rio de Janeiro), ele foi inspirado pelo byroismo. Faleceu alcoólatra por desequilíbrio emocional por perder seu  filho e sua esposa. A morte de seu filho inspirou-lhe o poema “Cântico do Calvário”. 

Obras Principais:

  • Noturnas (1861), 
  • O Estandarte Auriverde (1863), 
  • Vozes da América (1864), 
  • Cantos e Fantasias (1865), 
  • Cantos Meridionais (1869), 
  • Cantos do Ermo e da Cidade (1869), 
  • Anchieta ou Evangelho na Selva (1875), 
  • Diário de Lázaro (1880), Cantos Religiosos (1878) - poesias
  • Ruínas da Glória, Ester, Ina, Cora – prosa

Cântico do Calvário

Correi! um dia vos verei mais belas
Que os diamantes de Ofir e de Golconda
Fulgurar na coroa de martírios
Que me circunda a fronte cismadora!
São mortos para mim da noite os fachos,
Mas Deus vos faz brilhar, lágrimas santas,
E à vossa luz caminharei nos ermos!





Fontes: 

Livro: Português: contexto, interlocução e sentido/Maria Luiza Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara. – São Paulo: Moderna, 2008.

Sites: 

4 comentários:

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...