terça-feira, setembro 21, 2010

ORAÇÕES COORDENADAS - EXERCÍCIOS

ATIVIDADES

O texto abaixo serve de base para responder às questões 01 e 02.


Não vou sair
A geração da gente
Não teve muita chance
De se afirmar e arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente pintou aquele lance
De se mudar de se mandar desse país
E aí você partiu pro Canadá
Mas eu fiquei no "já vou já"
Pois quando estava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua oi bater no mar
E eu fui que fui brincando...
Distante tantas milhas
São tristes os invernos
Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar
Os velhos de Brasília
Não podem ser eternos
Pior que foi pior que tá não vai ficar
Não vou sair melhor você voltar pra cá
Não vou deixar esse lugar
Pois quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar
E a lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando...


01. No verso “Não vou sair tá mal aqui, mas vai mudar”, o autor utiliza o recurso lingüístico mas” para:

a) contradizer uma expectativa criada na oração anterior
b) justificar a sugestão declarada na oração anterior
c) construir um raciocínio conclusivo
d) expressar uma procedência de exclusão
e) enfatizar os fatos mencionados anteriormente


02. Sobre esse texto, é correto afirmar que:

a) o quinto verso contém uma oração alternativa
b) o autor evidencia o valor de acréscimo no verso “E a lua foi bater no mar”
c) os dois primeiros versos formam duas orações
d) no terceiro verso ocorre uma relação de explicação
e) o verso “Pois quando tava me arrumando pra ir” foi estruturado a partir de um verbo


03. Reúna as orações abaixo em um só período, empregando elos coesivos com valor de acréscimo.

“Os turistas visitaram os melhores pontos turísticos da cidade.”
“Os turistas degustaram as comidas típicas do Pará o dia inteiro.”
“Os turistas conheceram algumas praias de Salinópolis.”

04. Reintroduza outra pontuação, nas seqüências abaixo, explicitando o nexo coesivo por um conector que mantenha a adequada relação entre os enunciados. Posteriormente, indique o tipo de relação implicada pelo conector em uso, conforme o exemplo:


a) Não fui à festa de seu aniversário: passei-lhe um telegrama.
( ) mas... (Relação: Adversativa)


b) Não fui à festa de seu aniversário: estive doente.
( ) porque... (Relação: ____________________ )

c) Não fui à festa de aniversário: não posso dizer quem estava lá.
d) João está desempregado e abatido; deves ajudá-lo.
e) Acenda as luzes; a energia já voltou.
f) Os convidados já chegaram; podemos começar a festa.
g) Não o provoque, não o aborreça; ele é muito violento!
h) Os exercícios estavam bastante difíceis; os alunos conseguiam resolvê-los;
i) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia vazio.
j) A comida era muito boa. O pequeno restaurante vivia cheio.


Texto para a questão 05

“ (...) Julieta do céu! Ouve a calandra
Já rumoreja o canto da matina,
Tu dizes que eu menti? ... Pois foi mentira...
... Quem cantou foi teu hálito, divinal!”
(Castro Alves, Obra completa, Rio de Janeiro, Aguillar,p.122)


05. Muitas vezes os sinais de pontuação permitem recuperar a coesão textual. No início do último verso dessa estrofe, as reticências equivalem ao seguinte coesivo seqüencial:


a) mas
b) e
c) como
d) pois
e) ou

Texto para a questão 06:

“Lutar com as palavras
É a luta mais vã
Entanto lutamos
Mal rompe a manhã”.
(O lutador, Calor Drummond de Andrade


06. A coesão seqüencial se tece nessa estrofe por meio de “Entanto” e “Mal”. Esses coesivos introduzem no texto idéias que expressam, respectivamente:

a) oposição e tempo
b) concessão e condição
c) conseqüência e proporção
e) causa e negação

Texto para a questão 07:

“O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de amar”.
(O mundo é grande, Carlos Drummond de Andrade


07. Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a realidade de determinadas construções e expressões lingüísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as idéias relacionadas, um sentido de:


a) oposição
b) comparação
c) conclusão
d) alternância
e) finalidade


Texto para a questão 08:

Você desmaia
Quando vê sangue?
Tem gente que morre
Porque não vê.
Doe sangue. Não dói nada
E ajuda e tirar a dor de
Muitas pessoas

08. Os elementos coesivos “quando” e “porque”, no anúncio acima, assumem respectivamente o valor semântico de:

a) condição, causa
b) concessão, explicação
c) confirmação, conclusão
d) tempo, causa
e) causa, modo

09. Na frase: “Bem cuidado como é, o livro apresenta alguns defeitos”.

Começando com: “O livro apresenta alguns defeitos...” manteríamos o mesmo sentido se continuássemos com:

a) desde que bem cuidado
b) ainda que bem cuidado
c) contando que bem cuidado
d) à medida que é bem cuidado
e) tanto que é bem cuidado


10. Em: “Com muito cuidado, você deve fazer a prova de português”.
A expressão grifada denota:

a) afirmação
b) causa
c) explicação
d) modo
e) concessão

11. Em: I – Mário estudou muito e foi reprovado!
II – Mário estudou e foi aprovado!

O valor semântico do conector “e” nos itens I e II é, respectivamente:


a) continuidade e conclusão
b) adversidade e continuidade
c) adição e adição
d) adversidade e conclusão
e) explicação e adversidade


12.Classifique as orações coordenadas nas frases abaixo:


a. A comida do pequeno restaurante era muito boa, entretanto ele permanecia vazio.
b. A comida do pequeno restaurante era muito boa, por isso ele permanecia cheio.
c. Não se dirija ao aeroporto, porquanto a viagem foi cancelada.
d. A viagem foi confirmada, então dirija-se ao aeroporto.
e. Fui à escola e entreguei as provas à secretaria.
f. Fui à escola e não entreguei as provas à secretaria.
g. Economizamos bastante dinheiro, todavia foi insuficiente para comprarmos o computador.
h. Os alunos deste colégio estudam bastante, portanto realizarão boas provas no ENEM.
i. Os alunos deste colégio estudam bastante e realizarão boas provas no ENEM.
j. Corrija-se ou todos lhe virarão as costas.

61 comentários:

  1. OLÁ PROF. ADOREI SEU BLOG.Sou professora de Português e Inglês do Ensino Fundamental.
    Gostaria de receber textos com questões interpretativas do 8º e 9º ano.meu e-mail é deborafarnaud@hotmail.com
    grata. Débora

    ResponderExcluir
  2. Olá professor...
    Tenho utilizado algumas atividades suas e estou gostando bastante do seus coteúdos... mas se possivel gostaria de pedir que publicasse as respostas das atividades... ou se puder passar por email! tem como me passar as do exercicios de oraçoes coordenadas? desde ja agradeço... keitiwill@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá professor,
    gostei muito da atividades que você posta em seu blog. Sou professora de língua portuguesa e gostaria que você publicasse as respostas das atividades. Se preferir pode me enviar por e-mail: gleyce_cris@yahoo.com.br
    Abraços..
    Gleiciene Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Olá professor,
    gostei muito da atividades que você posta em seu blog. Sou professora de língua portuguesa e gostaria que você publicasse as respostas das atividades. Se preferir pode me enviar por e-mail: gleyce_cris@yahoo.com.br
    Abraços..
    Gleiciene Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Olá professor,

    gostei muito dessa, seria possível enviar o gabarito?

    Grata,

    piticila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria de ter as repostas assim ficaria melhor para estudar obrigada

    ResponderExcluir
  7. gostaria que tivesse as respostas para estudar e bem melhor se puder enviar agradeço desde já.
    maximiano-j@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. ÓTIMA ATIVIDADE PROFESSOR. SERIA POSSÍVEL ENVIAR O GABARITO? OBRIGADA.
    nadja25@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. O que me dar uma puta raiva, é que o pessoal não coloca as respostas. Antes então nem postar os exercicios.

    ResponderExcluir
  10. Amei... Tem como me mandar o gabarito, por favor?! Espero anciosa!!! Agradecida.lididjaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Amei...Tem como me mandar o gabarito??? Espero ansiosa!!! Agradecida. lididjaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei, só faltou o gabarito.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, pode me passsar o gabarito por e-mail? valeducadora@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a atividade.Seria possivel enviar o gabarito?
    maicira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. envie-me por e-mail o gabarito, por favor! dieguitotm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Professor Ricardo gostei muito das atividades. Mas tenho uma dúvida esses exercícios você utiliza no ensino fundamental ou médio? Estou achando meio difícil para a minha turma do 9° ano.

    ResponderExcluir
  17. envie-me por e-mail o gabarito, por favor! marcianabia @hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Professor Ricardo adorei suas atividades. For favor poderia mandar o gabarito . adrigteixeira @yahoo.com.br
    Professora Adriana .Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Professor Ricardo adorei suas atividades . Por favor , poderia enviar o gabarito das atividades? adrigteixeira@yahoo.com.br. obrigada

    ResponderExcluir
  20. tem como mandar o gabarito para mim, para eu poder estudar melhor por favor?

    email: rayanccastro@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. envie-me o gabarito, por favor.
    veveh.pimentinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Boas as atividades , podes mandar-me o gabarito? mrangrab@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de receber o gabarito. Gostei muito das atividades, parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Gostaria muito de receber o gabarito, meu e-mail luvagsud@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito, pode me passsar o gabarito por e-mail do exercício das Oração Coordenada? alcionepassion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Seria possível enviar o gabarito para : umolharsobreascoisas@hotmail.com

    Grato desde já!

    Prof. Vlad

    ResponderExcluir
  27. Seria possível enviar o gabarito para : umolharsobreascoisas@hotmail.com

    Grato desde já!

    Prof. Vlad

    ResponderExcluir
  28. Muito criativas as questões.
    gostaria de receber o gabarito também.
    silvio.mefle@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. adorei esses exercícios.pode me enviar o gabarito?
    email: rla_medeiros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostei das questões. Gostaria de receber o gabarito francys_boypb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. se possível gostaria do gabarito danigiulia@bol.com.br

    ResponderExcluir
  32. cade o gabaritoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  33. Muito boas as questões!
    Poderia me enviar o gabarito? soffiacfontes@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. preciso das respostas para estudo! Pode me mandar para Gerson-marcelo@bol.com.br por favor?

    ResponderExcluir
  35. Professor Ricardo gostei muito das atividades. Mas tenho uma dúvida esses exercícios você utiliza no ensino fundamental ou médio? Estou achando meio difícil para a minha turma do 9° ano.
    Gostaria que me enviasse o gabarito atividade das orações coordenadas.
    alcionepassion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Professor Ricardo gostei muito das atividades. Mas tenho uma dúvida esses exercícios você utiliza no ensino fundamental ou médio? Estou achando meio difícil para a minha turma do 9° ano.
    Gostaria que me enviasse o gabarito atividade das orações coordenadas.
    alcionepassion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Professor Ricardo adorei suas atividades . Por favor , poderia enviar o gabarito das atividades? Maria Amélia, e-mail: melvidigal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito das atividades com orações coordenadas, assim como os demais colegas, gostaria de receber o gabarito. agradeço desde já.
    noemi_alexandre@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. As questões são muito boas!! Você poderia mandar o gabarito, por favor?
    Meu email é mari.leister@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Meu Deus, gente!!! O cara já faz o favor de postar os exercícios na internet e vcs ainda exigem gabarito?? Vão lavar essa cara!! Tratem de resolvê-los tbém!! Parece que o povo tem preguiça de pensar...isso pq são todos professores aqui, hein? Depois quer ter moral de cobrar interesse e dedicação de aluno...

    ResponderExcluir
  41. Como faço para conferir as resposts?

    ResponderExcluir
  42. Bom dia! Gostaria das respostas também! Obrigada. Me manda por favor no email: genibonturi@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá professor , gostei das questões e gostaria se possível do gabarito.
    l.meneghini@hotmail.com
    abraço
    obrigada

    ResponderExcluir
  44. gostei muito., me manda o gabarito!? luzinhalmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  45. Amei sua atividade, poderia enviar o gabarito? hildacymota@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  46. Muito bom! Poderia enviar-me o gabarito?Obrigada!f.salete@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Poderia enviar o gabarito?

    kattiabrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Poderia enviar o gabarito?

    kattiabrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Poderia enviar o gabarito?
    Saramartins002@hotmail

    ResponderExcluir
  50. voce conseguiu as respostas.. se tiver conseguido me mandA aki msm

    ResponderExcluir
  51. preciso do gabarito desta atividades, pois darei como trabalho para meus alunos tem como me mandar o gabarito hoje.

    ResponderExcluir
  52. Amei as questões!! Gostaria do gabarito..

    DOUGLASRAFAELSS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  53. Gostei da as tividade...poderia mim enviar o gabarito...whadson2013@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. amei as questões, poderia enviar o gabarito.prof@bol.com.br

    ResponderExcluir
  55. Otima atividade, poderia enviar o gabarito oficial via email, ranyeresousa21@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Adorei as atividades,tem como me enviar o gabarito?eliamarabrenner@hotmail.com

    ResponderExcluir

250 EXERCÍCIOS ANÁLISE SINTÁTICA

1. (UF-MG) Em todas as alternativas, o termo em negrito exerce a função de sujeito, exceto em: a) Quem sabe de que será capaz a mulher de...