domingo, março 28, 2010

MODERNISMO PORTUGUÊS (Parte I)

MODERNISMO EM PORTUGAL

No início do Séc. XX, havia um sentimento geral de que não era mais possível renovar a arte tradicional. As escolas literárias repetiam suas fórmulas. A superficialidade convivia com a crença de que a evolução tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo. No entanto, um movimento forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.

Modernismo, não foi apenas produto de uma evolução estética: ele decorreu de todo um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, música arquitetura, cinema, etc. A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das águas...

Nesse contexto surgiram as vanguardas européias, que antecederam e originaram o Modernismo literário. Vanguarda vem do francês e significa extremidade dianteira dos exércitos em luta. E a literatura de vanguarda foi realmente combativa, polêmica, desbravadora e irreverente. Os vanguardistas da época valiam-se do deboche, da ironia e da luta verbal com o objetivo de substituir a arte passadista pela arte moderna.

As principais vanguardas européias foram:

•Cubismo.
•Futurismo.
•Dadaísmo.
•Surrealismo.

Todas essas vanguardas tiveram um caráter agressivo, experimental, demolidor e inovador. Combatiam o racionalismo e o objetivismo das teorias científicas do Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e pregavam o irracionalismo. Com isso, buscavam uma compressão mais subjetiva do homem, voltada mais para seu interior que para seu exterior.

De 1940 a nossos dias, o Modernismo português desenvolveu várias tendências; Neo- Realismo. Ecletismo, Humanismo dramático, Realismo contraditório e Experimentalismo polivalente.

Características:

•atitude irreverente em relação aos padrões estabelecidos;
•reação contra o passado, o clássico e o estático;
•temática mais particular, individual e não tanto universal e genérica;
•preferência pelo dinamismo e velocidade vitais;
•busca do imprevisível e insólito
•abstenção do sentimentalismo fácil e falso;
•comunicação direta das idéias: linguagem cotidiana.
•esforço de originalidade e autenticidade;
•interesse pela vida interior (estados de alma, espírito..)
•aparente hermetismo, expressão indireta pela sugestão e associação verbal em vez de absoluta clareza.
•valorização do prosaico e bom humor;
•liberdade forma: verso livre, ritmo livre, sem rima, sem estrofação preestabelecida.

Principais autores:

Três grandes gerações de autores:

1ª geração - o Orfismo : Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Almada Negreiros e outros;

2ª geração - o Presencismo: José Régio, João Gaspar Simões, Branquinho da Fonseca e outros;

3ª geração - o Neo-Realismo: Alves Redol, Ferreira de Castro, Jorge de Sena e outros

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