segunda-feira, março 29, 2010

ATIVIDADES - ROMANTISMO

Atividades sobre Romantismo


1 O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:


Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro


Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:

(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono.

2. O retorno à Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.


a) Que característica foi essa?
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?


3.O texto abaixo apresenta, basicamente, três partes: a realidade, o sonho e a realidade novamente. Aponte o início e o fim de cada uma das partes. Compare as duas partes relativas à realidade com a parte relativa ao sonho.


Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo


Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!


Um doce nome os lábios meus suspiram,
Um nome de mulher... e vejo lânguida
No véu suave de amorosas sombras
Seminua, abatida, a mão no seio,


Perfumada visão romper a nuvem,
Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras
O alento fresco e leve como a vida
Passar delicioso... Que delírios!
Acordo palpitante... inda a procuro:


Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!
Só o leito deserto, a sala muda!


Amorosa visão, mulher dos sonhos,
Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca virás iluminar meu peito
Com um raio de luz desses teus olhos?

4. (FUVEST-SP)

I.Pálida à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada
Como a lua por noite embalsamada
Entre as nuvens do amor ela dormia!


II.Uma noite, eu me lembro... ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.


Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher. Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema? Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.


5. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.

6. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?

7. “Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”


a) transcreva as expressões que mergulhem a mulher num mundo irreal, idealizado e distante.

8. No poema do exercício anterior , observamos que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:

a) sensual
b) concreta
c) próxima
d) natural
e) inacessível


9. “Ó guerreiros da Tribo Tupi
Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”


A geração da poesia romântica aí representada é:
a) pré-romântica
b) social
c) indianista
d) mal do século
e) ultra-romântica


10. Assinale o contexto histórico do período do romantismo:


a) Iluminismo
b) Revolução Francesa
c) Inconfidência Mineira
d) Impeachment do Collor
e) Descobrimento do Brasil


11. O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?

a) burguesia
b) senhores feudais
c) nobreza
d) escravo
e) fazendeiro


12. Marque a alternativa que não caracteriza a estética romântica:


a) subjetivismo
b) primado do sentimento
c) culto à natureza
d) pessimismo
e) objetivismo


13. A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do Eu gera inquietude, desespero, frustração, que levam às vezes ao suicídio, refletindo a evasão na morte, solução definitiva para o:


a) culto ao real
b) nacionalismo
c) culto ao fantástico
d) mal do século
e) indianismo


14. “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”

O fragmento acima, de um poema de Gonçalves Dias caracteriza o:


a) nacionalismo
b) mal do século
c) culto ao fantástico
d) pessimismo
e) fantasmagórico


15. Assinale a alternativa em que se encontram características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:

a) predomínio da razão
b) busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
c) arte pela arte
d) desejo de expressar a realidade objetiva
e) imitação dos antigos gregos e romanos


Leia o poema abaixo para responder as questões 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23.


Canção do Exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

(Gonçalves Dias)


16. Explique o título do poema

17. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.


Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.


18.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?


19.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?


20.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

E aí...:

43 comentários:

No filme Romeu e Julieta , a mulher é tida como algo inalcançavel Romeu esta lamentando a perda da sua ultima mulher e fala do amor como uma doença horrivel quem a mulher como um ser divino e inalcançavel ele conhece Julieta e resolver lutar por ela mesmo pertencendo a uma gangue rival e ela, eles bolam um plano para ficarem juntos os dois se matam por amor, nesse filmes descobriram essa caracteristicas a mulher tida como ser inalcançavel o amor como uma doença.

No filme ROMEU E JULIETA,havia mais características relacionadas a segunda geração do Romantismo.
O mal do século, onde Romeu e Julieta morrem jovens, pelo amor;
Mulher idealizada, onde Julieta é vista como figura feminina e inascessível;
Byronismo, Romeu odiava a luz do dia e se entregava aos vícios;
Fuga da realidade, onde a loucura os fez casar escondidos;
Sentimentalismo, Romeu e Julieta conversam por meio da poesia romântica exageradamente;
Satanismo, a briga entre as duas famílias;
Essa geração do Romantismo mostra que os personagens vivem insatisfeitos com o rumo que as coisas tomam, desencantados diante a vida e se entregando aos vícios a espera de conseguir o amor da pessoa amada.

No filme "Romeu e Julieta" podemos ver bem as caracteristicas do Romântismo, com o jeito que o personagem Romeu busca o amor e a mulher amada, como se fossem objetos inalcansaveis - nota-se essa característica no inicio do filme -, sem esse amor correspondito os personagens (Romeu e Julieta) cometem loucuras como tomar veneno, preferindo morrer a serem forçados a viverem separados.

Romeu e Julieta.
É um grande clássico da literatura romântica, conta o amor entre dois jovens de familias rivais.
Que se apaixonaram vivendo um grande amor proibido...
O amor e ódio entre as pessoa dessas familias rivais acobou levando a morte de dois apaixonados,que morram em busca de um amor impossível.
O pessimismo, o negativismo e o sentimento exesivo justificarâo toda a entrega do sentimento exagerado expresados por eles.
Tratando o "seu amor do momento" como sendo o seu último amor,o amor que é visto como etrno.sempre sendo o principal sentido da vida.
As pessoas davão a vida pela pessoa amada,faziam poemas em função do seu amor.Se dedicavão de corpo e alma para a devoção a paixão jurada como eterna.

O filme Romeu e Julieta conta uma história de amor de dois jovens que tentam viver um amor incondicional, sendo assim,o amor era visto como um sentimento incontrolável,levando os dois ao limite.As características presentes nessa história eram o pessimismo e o sentimentalismo mostrando a mulher de uma forma inalcansável e o amor o centro de tudo.

Bom,o filme Romeu e Julieta aborda muito o tema Romantismo. Pois todo o contexto histórico do filme faz parte das características do Romantismo,como por exemplo as falas do filme;Romeu falava de sua amada como algo puro,inalcançável,para os dois amantes o amor era a base de tudo,pois sem ele a vida não lhes importava.

no filme, romeu e julieta, mostra claramente duas expressões do rontismo o medo de amar, e o mal do século, pois o rapaz no começo tinha medo de amar a moça o no fim acabou morrendo jovem por amor.

O amor naquela época era exposto de uma forma culta entre os diálogos ,era uma época em que o homem tratava a mulher como um ser irreal onde o amor era questão de vida ou morte.O homem idolatrava a mulher num certo sentido,tratando-a como a unica razão da sua vida.

No filme o amor é visto como uma obseção, marcardo por tragedias e uma paixão proibida, mais supera algumas barreiras, mais no final acontece a pior das tragedias: a morte.Não superando a dor de ter perdido seu amor ambos preferem a morte.Filme que relata bem o perfil do romantismo: o amor acima de tudo, a idealização da mulher amada,as bebidas e as dogras.

No filme Romeu idolatra sua amada (julieta) como se fosse um ser quase inalcançavel, inesistente, mas que ele via e tocava. ela porém também o amava e idolatrava fazendo assim a troca de sentimentos entre eles aumentando o amor. Mas antes de conquistala ele demonstrou bem os sentimentos de subjetivismo a mulher amada, erotismo, melancolia, pessimismo, caindo na bebedeira, nas drogas e chingando a si mesmo por nunca alcansar aquilo que imaginava. Ao fim vendo que havia perdido a imagem idolatrada (julieta) teve o sentimendo da obsseção pela morte, tomando o veneno. Julieta que não estava morta vendo que seu amado morrera também se matou.

Muito bem alunos, espero que tenham prendido um pouco mais com o filme.
Bons comentários, mas se atentem um pouco mais na hora de postá-los!

Professor, eu ficaria muito grato se o senhor mandasse as respostas para meu email, pois seria um bom resumo para eu estudar para a prova. rodrigo_sotto_@hotmail.com

manda para mim tb moises_sirqueira@hotmail.com

Olá professor Ricardo.
Gostei muito da sua atividade e gostaria que me enviasse as respostas por e-mail.
Eu trabalho com Ensino Médio com a disciplina de Língua Inglesa, mas estou me preparando para no ano que vem assumir as aulas de Literatura da minha escola pois a profe de matéria irá se aposentar. Gostaria de poder aplicar a atividade com meus alunos.
Muito obrigada.
Meu e-mail: lilianapianezzola@yahoo.com.br

Por favor, seu blog é muito legal...manda pro meu email: pytylla023@gmail.com

Este comentário foi removido pelo autor.

gostei,mais eu acho que não precisasse valer nota.

Muito bom, tanto as atividades quanto a proposta de estudarmos através das tecnologias. Creio que a escola não pode ficar parada no tempo, deve evoluir junto com o mundo.

Ótimas questões, bem claras, propiciaram uma melhor compreensão, pois nos fez pensar, e lembrar do que estudamos.

Gostei, mas se tivesse menos questões ficaria melhor.

olá. me envie as respostas para assim fazer um texto tomando base nelas.
emerson3082@yahoo.com.br

Oie, gostei mt das questões elaboradas sobre Romantismo, me envie as reposta para que eu possa fazer uma discursão a respeito dessa assunto em sala de aula !
e-mail:emersonpisousa@hotmail.com

adorei as atividades.
gostaria que me postasse as respostas para eu poder aplicar as atividades.
monicacrisds@yahoo.com.br

Olá professor poderia me enviar as respostas?
Meu email é: gabrielbmilleo@hotmail.com

Obg!

Olá poderia me enviar as respostas ?
Emial: Gabrielbmilleo@hotmail.com

Obg!!

Poderia me mandar o gabarito
Meu Email: gabrielbmilleo@hotmail.com

Gostaria de receber o gabarito, por favor. Valeu

Olá! Também gostaria de receber o gabarito: nubiharocha@hotmail.com

Olá professor, gostei muito das suas atividades e gostaria de saber se pode me passar o gabarito,por favor se puder.Obrigado.
Email:Lokoscarvalho@hotmail.com

me manda as respostas no meu
MSN ddsht@hotmail.com

me manda o gabarito pelo meu
MSN ddsht@hotmail.com

olá professor, muito boas as perguntas, gostaria que me mandasse o gabarito para conferir minhas respostas. lucas_tavares.10@hotmail.com

Professor, eu ficaria muito grato se o senhor mandasse as respostas para meu email, pois seria um bom resumo para eu estudar para a prova.Meu e-mail é: merciarabelorabelo@gmail.com
Grata,
Viviane

Poderia me mandar o gabarioto tambem? Grato!

Poderia me enviar o gabarito? Achei excelente suas atividades, e coincidentemente estou trabalhando com este assunto.... (fabbiana_oliveira@hotmail.com)

Excelentes questões, você poderia me enviar o gabarito, for favor?! Grata! rezende_val@hotmail.com

Amei as questões e gostaria muito de ver o gabarito, se possível for envie ao meu e-mail por favor!? reginee@ig.com.br
Muito Obrigada :)

Oi gostaria de visualizar o gabarito, gostei muito das questões...meu e-mail eh reginee@ig.com.br.
Grata desde já,
Viviane

Excelente atividade. Gostaria de recebê-las por email, por favor: lysjacome@hotmail.com

Olá Professor Ricardo,

As questões são ótimas! Se puder disponibilizar o gabarito, agradeço!

stefani.m.quevedo@gmail.com






Manda o Gabarito pra mim alguem se puder agradeço
e-mail
vinicinho-20111@live.com

Postar um comentário